A Igreja Católica tem um novo líder. Na tarde desta quinta-feira (8), o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o 267º papa da história e apresentado oficialmente ao mundo sob o nome de Leão XIV. O anúncio foi feito da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a tradicional frase em latim “Habemus Papam”.
A eleição do novo pontífice ocorreu após a terceira votação do segundo dia do conclave e a quarta rodada geral de deliberação iniciada na quarta-feira (7). O momento decisivo foi marcado pela fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina pouco depois do meio-dia (horário de Brasília), indicando que os 133 cardeais presentes haviam alcançado o consenso necessário.
A escolha de Leão XIV representa um marco para a Igreja Católica, que volta a ter um papa não europeu, e sinaliza possíveis mudanças no perfil e na atuação do Vaticano nos próximos anos. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21, deixando um legado marcado pelo diálogo inter-religioso, preocupação com os pobres e defesa do meio ambiente.